Se não têm nada de bom para dizer então, por favor, prefiram o silêncio

Sobre uma das publicações anteriores quero dizer o seguinte:

quando peço para as pessoas não dizerem determinada coisa, a reação delas é esta:

"Mas eu só estava a brincar!
A criança é tão pequena, ela não percebe nada!
Se eu não disser alguma coisa, o que é que eu vou dizer?"

Primeiro, os adultos podem estar a brincar mas as crianças não teem capacidade de interpretação, por isso, vão entender de uma maneira literal. Logo, se lhe dissermos algo negativo elas assumem como verdade. Ponto.

Segundo, sim, percebe. Eu que sou adulta lembro-me bastante bem do que me diziam em miúda e isso ficou cá gravado e muitas das minhas características, acredito eu, que não são minhas, são fruto do que os outros diziam de mim e eu assumi como verdades absolutas. Imagino agora o que não me terão dito em bebé e que eu não me lembro. 

MEMO: seria fixe fazer uma regressão à minha vida em bebé.

Terceiro e último, aqui se vê o quão negativas as pessoas são. Se alguém diz que não sabe o que dizer, pergunto-me se ela não terá nada de bom para dizer. As pessoas entranharam tanto o negativismo que quando abrem a boca não são capazes de pensar nas virtudes, nas atitudes e características boas que um bebé tem.

O que eu digo sempre é: se não teem nada de positivo para dizer, é melhor estarmos em silêncio. Não tem mal nenhum nisso. Não há mal algum estarmos calados.

Comentários